terça-feira, 5 de agosto de 2008

O ESCUTA há 28 anos e a Semana Cultural há 18 anos, se constituem como um foco de guerrilha cultural encravado na Cidade de Fortaleza.

O Espaço Cultural Frei Tito de Alencar - ESCUTA, com seu jeito próprio de amorosidade à cultura popular e dialogicidade com os que fazem a produção artística na periferia de Fortaleza, faz acontecer a XVIII SEMANA CULTURAL de 9 a 18 de agosto de 2008.
A Semana Cultural do ESCUTA é, existência e resistência com resultados das sementes lançadas em terrenos férteis, nos caminhos construídos na educação popular, que perpassam pela esperança, sonhos, utopia e teimosia em nadar contra a maré da sociedade mercadológica, consumista. Isso se dá, porque há uma intencionalidade ideológica dos educadores populares que acreditam na capacidade do ser humano de superar o individualismo e enxergar o mundo do ponto de vista da emancipação humana e planetária.
É com essa intencionalidade que o ESCUTA, a partir da educação popular, ensinando, aprendendo, torna-se a escola de formação de animadores culturais que dialoga com as diversas linguagens artísticas produzidas no nordeste brasileiro e traz para Semana Cultural, onde as expressões se manifestam desde o teatro, a musica, a capoeira, a cultura afro-descendente, indígena e acorda a cidade adormecida que sonha com a originalidade da cultura popular, do bumba-meu-boi, o reisado, o pastoril, o maracatu, o côco, a ciranda, o xaxado, o xote e o baião.
A Semana Cultural do ESCUTA é também o espaço aonde a pessoa de boa índole cultural, vem curar sua enfermidade da doença adquirida no lixo do comércio midiático áudio-visual que invade o país descaracterizando a cultura popular e banalizando a mulher.
Por isso o ESCUTA há 28 anos e a Semana Cultural há 18 anos, se constituem como um foco de guerrilha cultural encravado na Cidade de Fortaleza, no bairro Pici, na Rua Noel Rosa, 150, espalhando arte, cultura e educação popular acreditando que com amor, fraternidade e solidariedade outro mundo é possível, assim como acreditou Frei Tito, que deu a vida por essa causa em 10 de agosto de 1973, data em que o Escuta, celebra a cada ano, na Semana Cultural, como forma de não deixar apagar na memória da crueldade dos anos de ditadura militar e tortura no Brasil.
Esse mundo utópico é o elemento principal gerador dessa força existencial, resistente e revolucionária no ESCUTA, que coletivamente produz e aglutina frutos pensantes com muitas mentes, corpos e mãos que com o pé no chão, o coração e a força espiritual cósmica, planetária, eleva a auto-estima de homens, mulheres, adultos/as, jovens, adolescentes e crianças excluídos do modelo econômico capitalista, que com um outro olhar para o mundo gera novas vidas.
Realizar uma Semana Cultural para o Escuta, dentro deste contexto histórico, é uma oportunidade de discutir e reler um período da nossa história que não desejamos que retorne nunca mais. Mas é acima de tudo uma celebração pela vida que pulsa dentro de cada um de nós, artistas, educadores/as militantes sociais, políticos, moradores da Cidade de Fortaleza.
A Semana Cultural do ESCUTA é, portanto, um momento de celebração, de convergência e de diálogo entre as diversas expressões que compõe o universo e o mundo da vida dos moradores da periferia. E, sendo assim, convidamos a todos/as a fazer parte dessa grande festa, onde todos são artistas e espectadores.
O convite está feito e visitando os blogs: www.banqueteliterario.blogger.com.br, www.grupoescuta.blogspot.com, www.leonardofsampaio.blogspot.com, você pode ver a programação e outras produções.

Leonardo Sampaio
Educador Popular, poeta e Pedagogo.
05/08/08

Nenhum comentário: