sexta-feira, 10 de abril de 2009

ESCUTA 29 anos nos caminhos revolucionários



A busca de se seguir os passos no caminho que seguiu Jesus Cristo, o maior líder da terra, o homem que revolucionou o seu tempo e os templos é um desafio. Porque ele foi um homem capaz de confrontar poder político, econômico e religioso em defesa dos pobres, humildes, marginalizados, desprezados pelos três poderes. Encontrou ali o povo de Abraão, de Davi, de Moisés, da Região de Israel, Palestina, Canaã era o povo hebreu e judeu.

A arma mais poderosa, mais contundente e incisiva que levava para o combate, era o amor a humanidade. Para ele ninguém e nenhum poder tem o direito de escravizar, de tornar seres humanos e a natureza em deposito de lixo.

Como instrumento para o enfrentamento, levou em seu patuá munições capaz de enfraquecer o inimigo e diante deles puxou o gatinho e atirou com palavras que se fez verbo, anunciando que o verdadeiro amor se pratica com justiça, fraternidade, humildade e ação. Como bom guerrilheiro se fez profeta denunciando que quem pratica opressão e destruição em detrimento à vida não será digno do Reino de Deus.

E assim, com estes ensinamentos, o verbo se fez palavra na Favela da Fumaça, periferia de Fortaleza em 10 de abril de 1980. O tempo foi de ditadura militar, de perseguição, tortura, assassinato, de capitalismo selvagem, de Igrejas conservadoras. Por estes motivos o profetismo de Jesus Cristo se fez presente com palavras geradoras nos caminhos da liberdade, com a presença viva do nosso pastor maior D. Aloisio, das freiras, padres, seminaristas e pessoas leigas politizadas, missionárias que foram para o enfrentamento com a munição evangelizadora da fé, da esperança, da organização social em busca de melhorias da qualidade de vida, de moradia, de trabalho, saneamento e cidadania.

Morava ali uma população migrante das secas, das cercas, da fome, do latifúndio e foram jogados no espaço urbano, no mais elevado mundo do capitalismo anticristão. Eram brasileiros, brasileiras, nordestinos, nordestinas criaturas humanas vivendo em ambientes desumano. A esperança é depositada em Deus e nos poderosos, não vislumbram em si a capacidade de alcançar os sonho e a utopia. Aguardam apenas o manja cair do Céu, ou sobreviver de acordo com a vontade de Deus. Transfere assim para Deus um pai malvado, cruel que lhes oferece para vida o sofrimento, o comodismo. Os direitos estão nos ricos e pra si apenas a caridade.

Em meio a esse povo é que nasce a Comunidade Eclesial de Base - CEBs da Fumaça e o Espaço Cultural Frei Tito de Alencar - ESCUTA que completam 29 anos nos caminhos revolucionários de lutas e construção da cidadania.

A fonte inspiradora que fortalece essa resistência e insistência é a fé no Cristo libertador, que confiou apenas em 12 companheiros e ainda foi traído por dois, mesmo assim não desistiu de levar adiante seus ideais de salvar a humanidade dos males causados pela ganância, o egoísmo e o individualismo.

Leonardo Sampaio
Educador e poeta

Nenhum comentário: