domingo, 23 de agosto de 2009

CARTA PEDAGÓGICA DO CEARÁ

Ah! Quantas histórias e experiências de vida, ações que não param de acontecer. A RECID do Ceará é assim, iluminada pelo sol queimante lavado pelas águas caídas do céu, juntando torrões, o sertão virando mar e o mar ficando doce. Os peixes se amando e alimentando a fome de beleza.
É nesse leito de serra, sertão e litoral, que a Rede de Educação Cidadã - RECID no campo e na cidade se encontra com as questões ambientais, com a arte e cultura como movimento vital gerado no seio do povo, onde a juventude, mulheres, idosos, quilombolas, indígenas, pescadores, promovem desenvolvimento a partir da agricultura familiar, economia solidária, lutas urbanas e campesinas.
A REDE no Ceará é inspirada nos anseios das diversidades intergeracionais que orientam suas especificidades dinamizando potenciais e promovendo a valorização da dinâmica dos movimentos populares.
É nessa dinâmica que as pessoas se manifestam e se desnudam de seus sentimentos, desejos e sonhos. Expressam suas necessidades e carências que remete a um interagir com as políticas públicas. Gerando processos de capacitação, formação, autoestima, esperança, amorosidade, engajamento, conquistas e execuções efetivas de qualidade de vida.
Dessa forma, descobrem-se jóias preciosas, que são pescadas com fitas coloridas e com arte que vão dando laços afetivos, melhorando as convivências inter pessoais e coletivas, valorizadas no contexto da educação popular.
Esse é o jeito do fazer formação no Ceará, fortalece as manifestações populares e dialoga com as diferenças na busca do desenvolvimento local e universal.
É importante ressaltar que esse jeito de fazer é resultado do amadurecimento, na convivência dos conflitos gerados no processo interno e externo presente nas relações de gestão e conjuntura.
Compreendemos que nessa caminhada valoriza-se o Ser e os sonhos na perspectiva da construção do Projeto Popular para o Brasil.

“A vida é feita de glória
Para curtir e amar
Sentir a felicidade
Olhar o outro e mimar
Fazer a proximidade
E assim conquistar
Vida com qualidade”.

Leonardo Sampaio

RECID CEARÁ

Nenhum comentário: