sexta-feira, 11 de março de 2011

AS FOMES DA SOCIEDADE E A GESTÃO PÚBLICA

Leonardo Sampaio

A função do estado de direito é assegurar qualidade de vida a população que paga impostos, e o papel dos gestores públicos é retornar esse dinheiro em benefícios.

Para entender quais são estes benefícios, preciso primeiro compreender quais as fomes da sociedade, que os gestores têm a obrigação de saciar. Parto do princípio e da percepção que o gestor necessita escutar a sociedade para buscar perceber os níveis de fome que corroe a vida, para entender com mais precisão pra poder planejar. Por isso é justo interrogar as pessoas sobre: Qual é minha fome? Qual a fome da sociedade? O que o gestor público deve fazer para saciar a FOME DE PÃO E BELEZA? Como saciar a fome de saberes, de conhecimentos e informações? Como saciar a FOME DOS DIREITOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS como: saúde, educação de qualidade, lazer, esporte, transporte, moradia, saneamento, reforma agrária e agricultura familiar, preservação ambiental? Sabemos que agricultura familiar é quem garante 75% de abastecimento alimentar em nossas mesas, 30% para merenda escolar e 100% para o Programa de Aquisição de Alimento - PAA. Diante dos dados, o gestor público deve se questionar: O que estou fazendo para saciar estas fomes?

O governo Lula criou o Programa Fome Zero com o objetivo de saciar todas essas fomes. O programa se baseava em estudos, pesquisas e exercícios práticos realizados por: Josué de Castro, Betinho, Frei Beto, Leonardo Boff e outros. A finalidade do Programa era acabar a fome emergente e qualificar profissionalmente os pobres e famintos para saciarem a fome de pão e beleza a partir da geração de trabalho e renda, outro elemento do programa era a FOME DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – SAN, haja visto que as crianças e adultos se alimentam de produtos industrializados, como por exemplo o xilito, sem nenhum teor nutricional, o que leva as pessoas a encher a barriga e permanecer desnutridas. Essa deva ser uma das razões da gestão pública proporcionar uma EDUCAÇÃO REEALIMENTAR, buscando conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável e nutricional que são encontrados nos legumes, frutas, verduras e carne de animais.

Com base nestes elementos, é fundamental que a gestão pública desenvolva projetos e programas junto à agricultura familiar, etnias quilombolas, indígenas, ciganos, às famílias em situação de risco e beneficiárias dos programas emergenciais, pra avançar nos ideais da Presidenta Dilma de erradicar a pobreza.

Portanto, SACIAR A FOME DE PÃO E BELEZA (Frei Betto) deve ser a meta do gestor público.

Leonardo Sampaio é educador e Assessor da Secretaria de Governo e Articulação Política de Caucaia.

Nenhum comentário: