terça-feira, 8 de março de 2011

Meus caros radialistas

Vivemos em uma sociedade capitalista de consumo, nessa sociedade os valores humanos são descartáveis, o que lhes interessa é o que dá lucro e pra se buscar esse lucro industrializam e transformam em mercadoria. Para que o consumidor absorva esse produto é necessário tirar de mercado a concorrência. A indústria cultural conseguiu tirar de mercado tudo que é produzido pelo povo, desde a música ao artesanato. O principal instrumento utilizado para massacrar a cultura popular é a educação, o rádio e a televisão.
O movimento comunitário que curte a cultura popular e luta por sua manutenção, levantou a bandeira das rádios comunitárias como instrumento de mídia do povo para ter espaço próprio onde essa produção cultural popular seja ouvida e divulgada para que ela perpetue no meio do povo e nas sociedades futuras. O sentido maior da rádio comunitária é revitalizar e massificar a cultura popular junto ao nosso público, esse público que vai as ruas dançar o maracatu, que faz a roda da ciranda, que canta e dança côco, que curte o bumba meu boi, que dança forró pé de serra, que pisa miudinho no samba e pula frevo.
Acho muito estranho quando escuto gente do movimento popular dizer que não há público no rádio para a música popular nordestina afrobrasileira. Aí eu me pergunto. Quando tiramos reisado que o povo tanto gosta e canta com a gente, em que rádio ela escuta aquilo que aprecia? Quando cantamos e dançamos cirandas junto ao povo e ele tanto adora, em que rádio ele pode escutar, cantar e dançar na sala e na cozinha junto com a família? Quando cantamos e dançamos o côco em nossas comunidades e a juventude toda entra em circuito dançando, cantando e vibrando com a beleza do gingo do corpo, em que rádio esses jovens podem escutar o côco? Quando brincamos o bumba meu boi, cantando e fazendo teatro em que rádio podemos escutar as musicas do boi? Quando desfilamos no maracatu dançando, cantando e o público fica aplaudindo em que rádio esse público que aplaude, escuta a musica do maracatu?
Que produtores culturais e de mídia nós somos que não temos a capacidade de levar para o rádio nossa cultura e massificá-la? A mídia de consumo capitalista impregnou na cabeça de muitos que essa nossa cultura é como arroz de terceira, não presta. Mas como o povo canta, dança e curte tanto aonde a gente chega, como não tem ouvinte no rádio, principalmente com esse arranjo novo que embeleza nossa musica? Se não cantam mais, é porque não têm onde ouvir, por isso a Rádio Comunitária precisa ocupar esse espaço e massificar a cultura popular do norte e nordeste e a música afrobrasileira.

Saudações
Leonardo Sampaio
Produtor Cultural

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