quarta-feira, 18 de julho de 2012

Computador na escola, internet e comunicação



O avanço do computador e da internet com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é um dos desafios que se apresenta na área da educação nos tempos atuais e isso, passa por investimento na formação de professores e exige reflexões crítica dos sujeitos, enquanto cidadãos que atuam no processo de comunicação para construir formas que possam levar a emancipação.
A escola é um dos espaços que deva permitir aprofundar conhecimentos no campo da informática pautando os temas da discussão, tendo em vista que os meios de comunicação que utilizam as tecnologias mais avançadas estão interagindo socialmente, formam e fundamentam a edição de mundo que lhes convém, quase sempre voltada para o fundamentalismo de mercado, presente nas doutrinas neoliberais que regem o capitalismo transnacional de bens e serviços. Por sua vez, os meios também reproduzem as representações e as formas simbólicas pelas quais a sociedade se rege.(Adja e Graças).
Essa edição do mundo realizada por estes meios, já está presente na vida de alunos, professores e cidadãos, exigindo assim, discussões sobre mediações, criticidade, informação, conhecimento e ressignificação da escola, para promover inclusão, porque, pelo fato de ter acesso a redes não significa repartição mais equitativa das riquezas técnicas e humanas. Portanto, não basta um progresso técnico para desencadear um progresso em relação a desigualdade, é preciso destacar que mesmo tendo acesso a rede, a seleção de informações e a segmentação de conteúdos ainda é muito marcada pelo dinheiro e pelo nível cultural, o que continua levando a uma forma de exclusão e desigualdade.
Portanto, para sairmos desse emaranhado de redes que promovem a desinformação na sua essência do conteúdo, é necessário traçar outros caminhos no campo da educação que seja capaz de permitir avanços no conhecimento e aprendizado como é o caso da cibercultura que possibilita a ampliação da perspectiva de alteridade e promove vínculos entre sujeitos sociais de distintas culturas.

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