quarta-feira, 18 de julho de 2012

Moradores de rua



As populações vulneráveis, quase sempre são formadas por pessoas com poucas instruções sobre cidadania, direito humano e direito às políticas públicas que permitam assegurá-los os valores e a dignidade em áreas como: saúde, educação e uma renda mínima garantida em lei. Isso me faz lembrar da música que diz: “Seu nome é Jesus Cristo e passa fome, entre nós está e não o reconhecemos”, ou seja, a invisibilidade faz parte do propósito de ignorar pra não se comprometer, é o mesmo que dizer: não tenho nada a ver com isso.
Entre essas populações tem os moradores de rua que sobrevivem do que lhes dão, além de não terem espaços adequados para necessidades fisiológicas, de higiene e alimentação certa todos os dias, o que os leva a humilhações e sofrimentos bem maiores.
As histórias pessoais desse público variam de acordo com a realidade e origem de cada um. Normalmente vêm de desajuste com as famílias e situações depressivas, muitas vezes provocadas no psíquico pela incerteza, a insegurança e a cobrança de um sistema capitalista de consumo, que faz com que a sociedade sinta-se incapaz.
Há grupos religiosos que tentam amenizar os sofrimentos desta população atuando com elas de diversas formas, como: dando alimentos, medicamentos, escutando suas histórias, tentando aproximar das famílias, incentivando à produção como forma de trabalho e renda, estimulando ao estudo. Todas estas iniciativas são validas, porém insuficientes para uma vida digna.
Os caminhos alternativos para resolver estes casos, tem que partir das famílias e de políticas públicas de inclusão e afirmativas por parte do Estado, para assegurar formação, capacitação e garantia de emprego e moradia.

Leonardo Sampaio
Pedagogo e educador popular
Julho 2012

Nenhum comentário: