quarta-feira, 18 de julho de 2012

O mais novo professor do município



Companheiros e companheiras leitores e leitoras, é com alegria que anuncio mais um item curricular da minha história de vida, pois em 2010 passei em concurso público e agora em 2012 fui convocado a cumprir mais um desafio revolucionário como professor do ensino fundamental infantil. Para assegurar o desafio, no dia 23/04/2012 entreguei meus documentos na Secretaria de Administração da Prefeitura de Fortaleza e a partir de então estou matriculado na rede de ensino do município de Fortaleza como professor pedagogo efetivo, com período probatório de três anos.
As aulas tiveram início dia 02 de maio de 2012, estou matriculado na Escola Municipal de Ensino Infantil Dona Dagmar Gentil para trabalhar com uma turma de alunos de 4ª séria no período da tarde e pela manhã como substituto das professoras que estão em dia de planejamento. Trabalho com sete disciplinas, (matemática, português, história, geografia, ciências, artes e religião), distribuídas durante a semana, estou em fase de adaptação com apenas nove dias de aula, desenvolvendo aprendizado para alunos de nove a doze anos, nestes primeiros dias, ainda não tem o livro didático, tenho que usar da criatividade, conhecer as crianças, seus nomes, suas histórias, sonhos, nível de leitura, de conhecimento. Assim, me tornei o mais novo professor do município, aos 60 anos de idade.
Agora estou vivenciando esse novo tempo, uma nova vida e só tenho a agradecer a todos com quem compartilhei durante toda uma história de lutas com  momentos tão bons, tantas riquezas e trocas de experiências fazendo gestão, trabalhando formação, planejando, montando táticas e estratégias, elaborando métodos pedagógicos e aprofundando conhecimentos para contribuir com a construção de um projeto popular para o Brasil, a partir do estado, do município e da comunidade organizada. Projeto esse, que continuarei trilhando, por compreender que é o caminho mais próximo pra alcançar a liberdade com emancipação humana. Por isso, continuarei na luta por uma educação pública e de qualidade.

Leonardo Sampaio
Pedagogo e educador popular
14 de maio de 2012.

Nenhum comentário: