sábado, 7 de dezembro de 2013

África berço da humanidade

Leonardo Sampaio

A África é considerada o berço da humanidade, a mãe dos primeiros Seres, foi ela que trouxe a civilização e a evolução da espécie recheada de sabedoria e ainda pigmentada com a diversidade de cores na pele, identificadas regionalmente no Continente Africano. Portanto, é na África que se inicia o povoamento do mundo, a genética da humanidade e a partir dos povos nômades é que se espalharam pela Ásia e a Europa, dali foi se expandindo por todo a Terra, o que nos permite afirmar que a ancestralidade de todos os povos tem sua origem no continente africano, dessa forma, podemos dizer que esse continente contribuiu com o desenvolvimento civilizatório, cultural, social e espiritual com a revelação dos deuses como seres supremos que penetram na mente e no coração das pessoas para perpetuar a harmonia universal entre o humano e a natureza. Nessa construção a forma de relação harmoniosa é apresentada por meio das religiões com suas espiritualidades e daí vai se identificando que na humanidade já há uma relação entre o bem e o mal com espíritos que agem de um lado ou do outro a partir dos interesses individuais, a ambição, a concentração de poder, a dominação a partir dos bens acumulados.  Daí vem às religiões na África que tem o sentido de pertencimento harmônico dos valores entre espírito e natureza fazendo o contraponto entre a maldade humana para se relacionar com humildade e distribuir as riquezas tendo a vida como centro de tudo.
Nos escritos históricos do Antigo Testamento mostra os povos nômades ou migrantes percorrendo a região entre África e Ásia em busca de lugares mais férteis, capazes de oferecer melhor qualidade de vida. É daí que nasce no Egito o cristianismo sob a liderança de Jesus Cristo lutando pela libertação do povo que sofre e que é perseguido. Ele faz isso a partir de um olhar para um Deus como ser supremo criador do universo e capaz de salvar o mundo de todos os males. Enquanto isso no continente africano encontramos em Ioruba o Candomblé com os Orixás, que são deuses ligando o ser humano à natureza, onde a terra, a água, o fogo e o ar se fazem presente em seus cultos e as pedras têm significados sagrados de purificação do espírito e poderes para afastar o mal e abraçar o bem. A partir daí muitas outras formas de espiritualidades vão aparecendo na humanidade com seus próprios deuses. Um dado interessante entre as duas religiões é o sacrifício oferecido através do sangue, que no cristianismo Deus se revela feito homem e o fez derramar o sangue para salvar a humanidade, afastando-a da maldade feita pelo próprio humano seu filho e busca a comunhão entre as pessoas. Já os deuses Orixás nas suas espiritualidades alimentam-se na comunhão acreditando na força da natureza e derrama o sangue de animais como sacrifício para afastar os espíritos da maldade, levando-os ao castigo e ao sofrimento para pagar a maldade exercida sobre as outras pessoas. Outro elemento que aparece nas duas religiões de matriz africana (Cristianismo e Candomblé) é a poesia, a música, o canto e o toque dos tambores com uma musicalidade para invocar os espíritos e construir um diálogo de fé, esperança e alegria. Em ambas as religiões a água é o elemento que purifica a partir do batismo nos rios ou mares. A mulher se faz presente como mãe, por meio de Maria que concebeu o filho para salvar a humanidade e Iemanjá a mãe de todos os orixás e deusa das águas que gera a vida e purifica o mundo.
Então a força da África esta simbolicamente revestida da espiritualidade dos diversos deuses africanos do Candomblé com seus Orixás, como:
Exu
É o mensageiro entre os homens e os orixás e transportador das oferendas. Controla as forças que agem sobre a nossa realidade. Exu também é homenageado às sextas-feiras.

Ogum
Forte e corajoso, é conhecido como orixá da guerra e do fogo. Criou o ferro, a tecnologia e a metalurgia. Por isso, é padroeiro de todos os que manejam ferramentas. Seu símbolo é a espada.

Xangô
Senhor dos raios e dos trovões. Durante sua vida na Terra foi rei de Oyó, uma das principais cidades de língua iorubá. Por esse motivo, quando seus filhos o incorporam usam uma coroa.

Oxóssi
Orixá da mata e caçador, garante o alimento de todos os outros deuses. É considerado o guardião da agricultura e da natureza. É umas das divindades mais populares do candomblé.

 Oxalá
Separou o mundo material do espiritual. Muito respeitado, tanto pelos devotos humanos quanto pelos demais orixás, ajudou Olodumaré a criar o homem e o princípio da vida.

Oxum
É a senhora das águas doces, dos lagos e das cachoeiras. É tida como bela, vaidosa, rica e sensual. É a orixá que regula o amor e o poder de gestação das mulheres.

Obaluaiê
É o orixá das epidemias e também da cura. Traz em seu corpo as marcas das doenças que carrega, por isso precisa se esconder atrás de um chapéu de palha em forma de manto.

Oxumarê
Tem a forma de arco-íris e liga o céu e a terra. Controla a chuva, a fertilidade do solo e a prosperidade propiciada pelas colheitas. É masculino e feminino ao mesmo tempo.

Iansã
Dirige ventos, raios, tempestades e a sensualidade feminina. Representada sempre como uma guerreira, é senhora dos espíritos dos mortos, que encaminha para o outro mundo.

Ossaim
Deus das folhas e das ervas medicamentosas. Seus sacerdotes conhecem as palavras que ativam o poder de cura das plantas. Segunda e sábado também são dias desse orixá.

Iemanjá
Reconhecida como mãe de todos os outros orixás, é a deusa das águas. Rege o equilíbrio emocional e a loucura. Destaca-se pela feminilidade, generosidade e maternidade.

Ogum
É o temível guerreiro, implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor dos ferreiros, dos agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com ferro ou metais a fins.

Mas também a força do cristianismo tem seus primórdios na África quando surge no Egito, Etiópia e se espalha no Oriente, Ásia, Europa e o resto do mundo, o que nos faz afirmar que a África é a mãe da humanidade.

07/12/2013

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado, seu trabalho me ajudou bastante em uma tarefa de escola, irei colocar seu nome de autor e colocarei a fonte, pois é justo dar créditos ao seu trabalho.