sábado, 3 de janeiro de 2015

Reisado do ESCUTA – 25 anos de Folia de Reis

Leonardo Sampaio

O Reisado do Escuta tem sua origem no cantar de recordações das senhoras da Comunidade Eclesial de Base Frei Tito – CEBs, na Comunidade da Fumaça, no Bairro Pici, em Fortaleza-CE, quando elas relembravam a adolescência no interior do Ceará, (Ibiapina, Itapagé, Canindé, Quixadá e Acaraú) e começavam a cantar estrofes das músicas de Reisado, o que veio a encantar os(as) jovens músicos e cantores(as) que se juntaram ao grupo de senhoras e senhores para tocar e cantar nas madrugadas pelas ruas do Pici e assim, fazer o resgate dessa cultura milenar, e revitalizá-la no espaço urbano da periferia de Fortaleza. Isso foi possível pelo entusiasmo que gerou em todos(as), e, em janeiro de 1990 o grupo foi para as ruas à meia noite e o sucesso foi tão grande que as pessoas acordavam e saíam para assistir ao cortejo. Este foi apenas o começo dessa manifestação que comemora 25 anos no período de 01 a 06 de Janeiro de 2015 com muita festa e alegria.
O Reisado do ESCUTA tem característica de Folia de Reis que chegou ao Brasil no Século XVIII e acontece tradicionalmente no período de 24 de Dezembro, véspera de Natal, à 06 de Janeiro, dia de Reis, período da Festa da Epifania comemorada pela Igreja Católica lembrando a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. A tradição é comemorada com um cortejo passando de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de uma caixa de fósforo à um valor qualquer. Uma das formas mais significativas da manifestação da cultura popular é através da festa, uma vez que a cultura popular pode usar dela para celebrar e fraternizar com o propósito de uma revisão de valores identificados na sociedade, fazendo questão de revitalizar a força que a festa congrega. O ESCUTA entende que uma das formas de contribuir para a caminhada da comunidade é despertar o interesse coletivo por estas festas sadias com a participação das famílias, motivando a solidariedade e apresentando um olhar crítico para o sistema capitalista de desigualdade social, com acumulo de riquezas e consumo desenfreado.
E é assim que o Reisado do ESCUTA acontece neste ano de 2015, em ritmo de celebração e comemoração, onde teremos na nossa programação a já tradicional Cantoria de Reis de porta em porta pelas ruas do Pici. A festa de encerramento no dia 06 de Janeiro teremos apresentação do Bumba Meu Boi, Pastoril e o Reisado na nossa sede.
Nas comemorações dos 25 anos de Reisado, teremos um novo CD com canções autorais especificas de Reisado e que será lançado em Fevereiro no Estoril, na Praia de Iracema. Este ano de 2015 é também o ano em que o ESCUTA completa 35 anos de existência, o que fará com que o ano inteiro também seja repleto de eventos comemorativos. Viva a Folia de Reis!

http://blogdoescuta.blogspot.com.br/2015/01/o-reisado-do-escuta-completa-25-anos-de.html

Nenhum comentário: